Tem como saber se um site é em Php? Pergunta ao Webmaster ou proprietário?

como faz para saber se um site é em php
Uma dúvida comum que percebi que algumas pessoas tem é "como ver se um site é em php?", essa pergunta surge geralmente quando a pessoa faz um curso ou pretende estudar para webmaster, e quer ter um 'tipo' de site para se espelhar.

Eu poderia dar duas respostas:
'Não tem como saber se um site é em Php', ou então, 'verifique se a página inicial é index.php'

Mas como eu disse, poderia dar essas respostas, mas, apesar da segunda parecer mais correta, ambas estariam erradas. Isso porque um site pode ter algumas páginas em Php e outras em outra linguagem, só depende do servidor suportar, e, geralmente suportam várias linguagens. Também existem muitas maneiras de esconder a extensão de uma página, até mudar ela sem alterar a linguagem ou sem influenciar no funcionamento, e, eu poderia criar uma página em Linguagem Html simples e salvar como index.php ou qualquer-otra-coisa.php e funcionariam sem ter linguagem php.

Nem sempre funciona, mas, a maioria dos sites pode ser visto se uma página inicial é php, você só precisa tentar acessar a página inicial de cada diretório digitando index.php assim:

meu-x-site.com/
meu-x-site.com/index.php

meu-x-site.com/xxx/
meu-x-site.com/xxx/index.php

no exemplo acima, xxx seria um diretório qualquer com outro nome, e, meu-x-site.com também.

Se, ao navegar no site perceber maioria das Url com .php presume-se que talvez esse site use bastante essa linguagem, mas, a outra maneira de saber se um site é todo em php, talvez seria perguntando ao proprietário do site, se encontrá-lo e se ele for sincero, rs.

A linguagem Php não pode ser vista pelos usuários, ela trabalha 'do lado do servidor de hospedagem', fica oculta ao visitante, por vezes ela 'gera' dados que serão enviadas para o usuário, esses dados podem ser texto comum, tags Html, etc... e eles não mostram que linguagem foi usada para gerar eles.


1 comentário: